sábado, 31 de março de 2012

Vamos de Azul? Conscientização é tudo de bom!!!

Azul. Peça de puzzle. Elementos que alguém convencionou para representar o Autismo. O Autismo é a disfunção global do desenvolvimento com maior crescimento no mundo. 
No mundo, a ONU estima que 67 milhões de indivíduos em todo o Mundo sejam afectados pelo Autismo. Na maioria dos países o Autismo é mais comum que doenças oncológicas, diabetes e HIV juntos. Você sabia?
Por isso é tão importante consciencializar. Haver um dia de comemoração seria tonto de todo! Terem criado esta data que se arrasta por todo o mês de Abril, sem dúvida ajuda. A imagem da peça de puzzle que falta ou a cor azul nas iluminações, nas roupas, no Avatar nas redes sociais, servem apenas para uniformizar uma vontade que existe em todos nós tocados pelo autismo: que entendam de uma vez que estas pessoas existem, que não são malcriadas porque têm comportamentos socialmente considerados desadequados, apenas que são habituais neles, e mais!, têm direito a frequentar espaços públicos sem serem olhados de soslaio. Bem sei, é pedir muito, mas a cada um dos 365 dias do ano, eu consciencializo. 


A 18 de Dezembro de 2007 a ONU aprovou a resolução 62/139, apresentada pelo Estado do Qatar, que declara 2 de Abril como Dia Mundial da Consciencialização do Autismo. Foi criado para chamar a atenção das autoridades e da população em geral, para um problema que, até hoje, é pouco falado e divulgado. Serve também de homenagem a todas as crianças e respectivas famílias que todos os dias vivem este problema, enfrentando, geralmente, muitas dificuldades e descriminações. No dia 02 de Abril, a partir de 2008, é comemorado o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo (World Autism Awareness Day).


Fonte: Ana Martins


Que tal uma unha azul, uma roupa azul??? Não importa... o importante é conscientizar!!!


3 comentários:

  1. Que lindos! Esse azul clqarinho no pé ficou muito fofo!!!

    ;-)

    Bjs, Lari!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por esse grito solidário em seu blog meu bem!
    Um abraço,
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso Ana... num precisa agradecer!! Temos que agradecer a DEUS por colocar pessoas como vc na nossa vida!!!
      Bjoks

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...