segunda-feira, 25 de junho de 2012

O que vi na rede!! Cuidado com as unhas!!

Hoje vamos falar sobre a saúde das nossas queridinhas as unhas.
Primeiro vamos conhecer um pouquinho da composição das mesmas:
Nossas unhas são feitas de queratina, o mesmo tipo de proteína que há em seu cabelo. Cada unha consiste de várias partes e cada uma delas tem um papel importante na saúde e crescimento da unha.
Lâmina ungueal - é essa camada que enxergamos como a unha.
Leito ungueal - é essa camada que fica sob a lâmina e as duas são conectadas. Os vasos capilares no leito nutrem a unha e lhe dão sua cor rosada.
Matriz - apesar de você não ver a maior parte dela é a mais importante. Fica sob a cutícula, na base da unha. São as células da matriz que produzem a unha. Se a matriz for danificada, a unha será distorcida ou pode até parar de crescer por completo.
Lúnula - essa é a parte da matriz que você consegue ver. É a porção com formato de meia lua na base da sua unha.
Cutícula - essa dobra de pele feita de células mortas mantém substâncias estranhas, tais como bactérias causadoras de infecção.
Dobra da unha - é a elevação da pele ao redor da unha.

Encontrei essa imagem na rede que revela bastante sobre a saúde das unhas a imagem é feia mas vale a pena prestar atenção e se encontrar alguma coisa semelhante é bom procurar um médico dermatologista que irá indicar um tratamento adequado,.
As unhas podem revelar seu estado de saúde. Lembre-se, os sintomas listados aqui podem sinalizar os problemas, mas não fornecem um diagnóstico definitivo, caso note qualquer um deles, informe seu médico.
Unhas pálidas pode ser um indício de anemia.
Demora no retorno da cor rosada após apertar a unha - isso pode indicar circulação sanguínea menor ou mais lenta.
Manchas brancas são resultado de ferimentos na unha e não tem relação com zinco ou outro tipo de deficiência alimentar, como acreditam algumas pessoas.
Linhas de beau - essas depressões ocorrem após um evento traumático, como uma febre alta. Você pode ser até capaz de determinar há quanto tempo o evento ocorreu pela extensão da unha e a taxa em que ela cresce.
Linhas brancas paralelas á lúnula - podem indicar algum tipo de problema sistêmico.
Unhas deformadas - as unhas têm o mesmo formato que a parte de trás de uma colher. Uma deformação pode indicar doença cardiopulmonar ou asma.
Unhas côncavas - essas unhas inclinam-se para dentro e podem indicar certos tipos de anemia ou ferimentos.
Unhas furadas - manchas parecidas com furos podem significar psoríase.
Qualquer coisa que lembre uma verruga ao redor da unha - pode ser um câncer de pele e precisa ser examinado pelo médico.
Mancha escura - pode ser um melanoma, o tipo mais perigoso de câncer de pele. Se a mancha vaza para a cutícula ou dobras de uma unha, se você tem pele branca, isso pode ser um alerta sério para procurar um médico imediatamente.

A utilização de remédios caseiros podem ajudar a controlar os problemas com suas unhas, mas lembre-se de que o cuidado e a manutenção corretos vão manter suas unhas saudáveis e fortes.

Alguns cuidados e remédios caseiros para "ajudar" na recuperação das unhas "doentes":
Evite os culpados - se você realiza muitas tarefas domésticas, evite a exposição a detergentes e limpadores; se você é trabalhador de limpeza, evite os líquidos de limpeza fortes; se for barman, evite frutas cítricas e assim por diante. Caso você não consiga ficar longe dessas substâncias, use luvas sempre que possível. Do contrário, você se arrisca a ficar com unhas quebradiças, separadas ou infeccionadas que poderiam levar à deformidade ou à perda da unha.
Use luvas de vinil para realizar trabalhos que envolvam água - luvas de vinil. Nem látex, nem borracha! As duas últimas substâncias fazem a mão suar. Pode até ser que você queira usar um par de luvas de algodão sob as luvas de vinil para absorver o suor.
Use luvas de algodão para realizar os trabalhos que não envolvam água -assim, você vai ajudar a proteger suas unhas de danos ou ferimentos possíveis.
Mantenha suas unhas curtas - quanto mais curtas as unhas, menor o risco de danificá-las.
Cuidado com traumas na unha - não use a unha como chave de fenda, lixa ou outra ferramenta. Tenha cuidado para não bater nela com um martelo ou fechar gavetas em cima dela. Acho que deu pra ter uma idéia. Ações desse tipo podem machucar suas unhas, abrir as portas para as infecções, parar o crescimento da unha ou causar ferimentos. Consulte o seu médico o mais rápido possível se uma unha ficar preta e azulada; caso seu médico não esteja disponível, vá até um pronto-socorro. Uma pressão leve sobre o vaso sangüíneo ferido da unha deve aliviar a dor.
Hidrate suas unhas - já que suas unhas não contêm gordura, elas não mantêm sua hidratação natural. Então, tente molhá-las em água morna e depois aplicar um hidratante, para ajudar a reter a água. Também pode ser possível experimentar produtos que contenham fosfolipídeos, uréia ou ácido láctico - todos são hidratantes. Lembre-se de reaplicar hidratante após molhar ou lavar suas mãos ou tomar banho.
Evite a umidade - soa como uma contradição, certo? Se sua unha for infectada, especialmente por um organismo fúngico, é importante evitar exposição prolongada à água e manter a área da unha o mais seca possível, já que organismos infectadores geralmente preferem ambientes quentes e úmidos.
Cuide de suas cutículas - mas não as corte com um instrumento mecânico, que rompe a proteção natural que ela possui contra as bactérias e umidade. Evite usar os alicates também, em vez disso, umidifique-as e depois seque-as com um lenço.
Não cutuque ou retire bifes - se você o fizer, estará abrindo a porta para infecções porque deixa uma abertura na pele por onde as bactérias podem entrar. Corte a parte seca do bife com uma tesoura fina e aplique pomada bactericida. Mantenha suas mãos, unhas e cutículas hidratadas, isso irá ajudar a prevenir futuros bifes.
Perceba o risco existente nos cosméticos para as unhas unhas feitas podem ter umidade em excesso. As colas usadas para unhas postiças podem causar reações que acabam causando danos permanentes à raíz e ao leito da unha. O problema mais comum é a separação da unha e do leito, mas se notar qualquer dor ou moleza, você pode estar tendo uma reação à cola e vai precisar de cuidados médicos.
Esqueça o formol - apesar do uso do formol ser proibido, a maior parte dos esmaltes e enrijecedores ainda o contém, no caso de uma alergia você pode acabar com uma separação da unha.
Reduza a quantidade de removedor de esmaltes - o removedor contém acetona, que resseca as unhas. Não use estes solventes fortes mais do que uma vez por semana. 
Não coma gelatina na esperança de desenvolver unhas fortes - simplesmente não funciona.
O mesmo vale para o cálcio - ele ajuda a construir os ossos mas tem muito ou quase nada a ver com a rigidez de suas unhas. A menos que esteja em uma dieta drástica ou sofra de um problema de absorção de nutrientes, suas unhas não vão sofrer influência.
Os pés também merecem atenção:
As unhas dos pés têm uma probabilidade maior de cair devido a infecções fúngicas. Isso ocorre porque o fungo que causa o pé de atleta pode invadir uma unha após ela ter sido danificada.
Fungicidas de uso tópico contendo clotrimazol ou miconazol irão ajudar a derrotar o pé de atleta, aplique-os ao primeiro sinal de pé de atleta, torcemos para que seja antes que o fungo possa invadir a unha.Se a unha infeccionar, pode ser necessário um medicamento para curar essa infecção.

Curiosidades sobre as unhas
Suas unhas crescem cerca de 3 mm por mês. 
As unhas das mãos crescem com mais rapidez que as unhas dos pés. 
As unhas dos dedos mais longos crescem mais rapidamente. 
Se você é destro, as unhas da mão direita crescem mais rápido que as da mão esquerda. E o oposto é válido para os canhotos.
Suas unhas das mãos também irão crescer mais rapidamente durante o verão, durante a gravidez e quando estão se recuperando de um ferimento.

Bom o post ficou enorme... mas acho que bem útil... espero que vcs gostem.
A informações foram retiradas do site howstuffworks.
Bjoks

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...